sexta-feira, 12 de setembro de 2014

TRAJETÓRIA ACADÊMICA

Professor Titular, Visitante e Colaborador
Professor visitante e colaborador de várias Universidades do país e do exterior: antigo professor do Mestrado em “Derecho y Democracia en Iberoamerica” da Universidad Internacional de Andalucia (La Rabida, España). Desde 1999, é professor visitante e membro do Conselho Acadêmico do Curso de Máster y Doctorado en Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo de la Universidad Pablo de Olavid (Sevilha, Espanha). Tem participado de eventos acadêmicos na UNAM (México), no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica, de Oñati, e nas Universidades de Burgos e Sevilla (Espanha), no ILSA (Bogotá, Colômbia), no Doctorado de la Facultad del Derecho de la Universidad de Buenos Aires e nas Università del Salento (Lecce), Università Federico II e Università Suor Orsola Benincasa (Nápoles, Italia). A partir de 2006, passou a ser convidado para cursos de Pós­‑Graduação em Filosofia do Direito na Universidad Autónoma de San Luis Potosi, Universidad de Guadalajara e Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de La Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (Morelia, México), em Teoria, Sociologia e Cultura do Direito nas Universidades de Medellín, Pontifícia Bolivariana y Antioquia (Medellín),Universidad Nacional de Colombia y Doctorado en Derecho de la Universidad de Rosario (Bogotá, Colômbia), na Pós-Graduação em Direito da Universidade Nacional de San Antonio Abad de Cusco e da Pontifícia Universidad Católica de Lima (Peru), Universidades de Costa Rica e Nacional (Costa Rica), Facultad de Derecho Eugenio Maria de Hostos (Mayaguez, Puerto Rico), dos Cursos de Posgrado de La Universidad Central de Venezuela y de la UNES – Universidad Nacional Experimental de Seguridad (Caracas, Venezuela), Pós-Graduação em Antropologia Jurídica da Universidad do Chile e Mestrado em Sociologia Jurídica na Universidad Nacional de La Plata (Argentina).


Membro Honorífico



Pesquisador do CNPq – nível A-1 e consultor Ad Hoc da CAPES. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC entre 2007-2011.  Professor Emérito da UFSC. Coordenador e Professor do Mestrado em Direitos Humanos e Sociedade da UNESC, desde 2015. Membro do Comitê Assessor para a área do Direito do Comitê de Assessoramento de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia - CA-CS, do CNPq (2009-2012). Membro do Grupo de Trabajo CLACSO: "Crítica Jurídica y Conflictos Sociopolíticos". 2016-2018 (Buenos Aires/México/Brasil). Socio da Sociedad Argentina de Sociología Jurídica (SASJU). Member International Political Science Association (IPSA, Canada), bem como do Instituto Internacional de Derecho y Sociedad - IIDS (Lima, Perú), e do Research Committee on Sociology of Law (RCSL). Membro da Associação Brasileira de Filosofia e Sociologia do Direito (ABRAFI), do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD), da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano e Associado Honorário do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). Membro vitalício da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ - Cadeira nº 10). Fundador e Coordenador do NEPE/UFSC - Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias), de 2007-2017; do NUPEC/UNESC - Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania; e Co-Coordenador da Rede de Pesquisa: Comuns, Novos Direitos e Processos Democráticos Emancipatórios.UNESC-SC. Prêmio Pesquisador Destaque do Direito nos 50 anos Comemorativos da UFSC, em 2010.



Prêmios e títulos

 
2020
  • Concessão de Título de PROFESSOR EMÉRITO da Universidade Federal de Santa Catarina, pela Resolução nº 03/2020/CUn. Decisão do Plenário tomada na sessão realizada em 10 de Março, Universidade Federal de Santa Catarina.
 2017
  • Obra em Homenagem ao Professor Antonio Carlos Wolkmer. Direito e Crítica. Estudos Desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC. ISBN 978-85-7474-965-5., Editora Insular.
2016
  • Homenageado com o NOME DA TURMA dos Formandos 2015/2 (Diurno), em Ciências Jurídicas da UFSC, tendo ocorrido a formatura no dia 18 de março, no Centro de Eventos da Universidade, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Artigo publicado por Aloisio Krohling e Dirce N.A. Ferreira: A obra de Antonio Carlos Wolkmer: breves linhas. Filosofia do Direito. Pensadores Italianos e Brasileiros. ISBN 978-85-362-6613-8. Jurua., Editora Juruá.
  2014
  • Patrono (Padrinho) e Orador da "Primera Generación de la Maestría en Derechos Humanos de la Universidad Autónoma de San Luis Potosí", na cidade de San Luis Potosi (México), 18 de setembro de 2014.
 2013
  • Promoção de nível de Pesquisador PQ do CNPq, de 1B para 1A, conforme Processo n. 306529-2007-6 (Antrop., Arqueol., C. Política, Direito, Rela. Internacionais e Sociologia), em 15 de agosto de 2013. Brasília, CNPq;
  • Membro Vitalício da Academia Catarinense de Letras Jurídicas - ACALEJ;
2012
  • Livro escrito em sua homenagem Democracia, pluralismo e pensamento crítico: homenagem ao Prof. Antonio Carlos Wolkmer, dos autores Carlos Magno Spricigo Venério e Ismael Francisco de Souza, UNESC;
  • Título de Associado Honorário, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à pesquisa e à Pós-Graduação em Direito no Brasil, concedido pelo CONPEDI, em seu XXI Encontro Nacional, em 06/07/2012, CONPEDI.
2010
  • Pesquisador Destaque do Direito - 50 anos Comemorativos da UFSC, através de Comissão Nomeada pela Portaria n. 13/CCJ, de 13/07/2010, Universidade Federal de Santa Catarina. Entrevista disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=dRv8IV7KQ9k >
1997
  • Homenageado com o NOME DA TURMA dos formandos 97/, em Ciências Jurídicas da UFSC, tendo ocorrido a formatura no dia 30 de agosto de 1997, Universidade Federal de Santa Catarina.
1993
  • Aprovado em Primeiro Lugar para Professor Titular em História das Instituições Jurídicas, mediante concurso público, no Departamento de Direito Público e Ciência Política do CCJ/UFSC, em abril de 1993, Universidade Federal de Santa Catarina;
1989
  • Aprovado em Primeiro Lugar no Concurso Público para Professor Assistente em Direito Constitucional, na Universidade Federal de Santa Catarina, conforme Edital n. 152/DP/17.10.1989. Portaria n. 1.317, Universidade Federal de Santa Catarina.
1987
  • Homenageado Especial por Dedicação Exclusiva ao Ensino, pela 28ª Turma de Bacharelandos em Ciências Sociais e Jurídicas da UNISINOS/RS, 09 de janeiro de 1987, UNISINOS/RS
1985
  • Homenagem Especial por Dedicação Exclusiva ao Ensino, pela 24ª Turma de Bacharelandos em Ciências Sociais e Jurídicas da UNISINOS/RS, 11 de janeiro de 1985, UNISINOS/RS
1985
  • Patrono da 25ª Turma de Bacharelandos em Ciências Sociais e Jurídicas da UNISINOS/RS, 09 de agosto de 1985, UNISINOS/RS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário