segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Antonio Carlos Wolkmer é designado Sócio Honorário da Sociedade Argentina de Sociologia Jurídica

 

Em 11 de dezembro de 2024 a Sociedade Argentina de Sociologia Jurídica (em espanhol Sociedad Argentina de Sociología Jurídica - SASJu) aprovou, por unanimidade, proposta de designação do Professor Dr. Antonio Carlos Wolkmer como "Membro Honorário".

Tal reconhecimento é tributado a teóricos que tenham alcançado reconhecimento acadêmico em âmbito internacional por "seus relevantes méritos e de sua grande trajetória intelectual e institucional voltada ao desenvolvimento e divulgação do Sociologia Jurídica", segundo informa a entidade.

Além da designação do Professor brasileiro, foi aprovada, também por unanimidade, a designação de Angelica Cuellar (México), German Silva García (Colômbia), Raffaele de Giorgi (Itália), Sharyn Roach Anlao (Austrália), Vincenzo Ferrari (Itália), María José Fariñas Dulce (Espanha), Ulrike Schultz (Alemanha) e Pierre Guibentif (Suíça).

Embora os estatutos da SASJu estabeleçam tal categoria honorífica desde sua fundação, em 2005, essa é a primeira vez que a honraria e reconhecimento são concedidos.

A cerimônia presencial de entrega da designação deve ocorrer no ano de 2025.


Confira aqui a nota oficial da SASJu


Lançamento do livro "Ensayos del Derecho y Filosofia de la Politica" na Facultad de Derecho UChile

 


Na data de 5 de novembro de 2024, o Professor Dr. Antonio Carlos Wolkmer lançou seu livro Ensayos del Derecho y Filosofia  de la Politica na Facultad de Derecho UChile.

Foi recebido pela Professora Milka Castro e pelo Professor Eric Palma, ambos docentes da referida Faculdade.




Abaixo o vídeo da conferência com participação dos três Professores:




terça-feira, 30 de julho de 2024

Professor da Unesc coordena workshop em congresso internacional na Coreia do Sul



  O professor doutor do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), da Unesc Antônio Carlos Wolkmer, ocupante da Cadeira nº 10 da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej), retornou recentemente da Coreia do Sul, na qual coordenou e participou de um workshop no 31º Congresso Internacional de Filosofia do Direito Social. 

    Uma das principais funções do Congresso é facilitar o compartilhamento de ideias e argumentos entre diferentes culturas jurídicas, motivo pelo qual cada edição acontece em um país diferente. Em 2024, o evento foi realizado na Soongsil University, em Seul, Coreia do Sul, no mês de julho (7 a 12), com o tema “O Estado de Direito, a Justiça e o Futuro da Democracia”. 

    O workshop abordou “As Veias Abertas do Direito na América Latina: para uma Crítica Contemporânea”, e Wolkmer apresentou, em colaboração, o trabalho intitulado “Em Busca de uma Transição Ecosocial Justa: o Direito Humano à Vida, numa Perspectiva Crítica da América Latina”.


Contribuição do PPGD da Unesc 

Reconhecido internacionalmente nas Letras Jurídicas e tendo como patrono Osni de Medeiros Regis, Wolkmer refletiu sobre as crises globais atuais. “A discussão aborda a crise social e ecológica sem precedentes que afeta e destrói as condições objetivas de continuidade da vida em nível global”, destacou Antônio. 

    Para o professor, o principal desafio é questionar como a lógica do capitalismo, com o crescimento econômico desenfreado, promove novas formas de dominação tecnológica, e aumenta a pobreza e a devastação ambiental. 

“O objetivo geral consiste em privilegiar, de forma crítica e interdisciplinar, o papel do Direito, especialmente o Direito Humano à Vida, e propor pistas para delinear uma cartografia conceitual. Esse princípio é baseado nas experiências ecoterritoriais da América Latina, que apontam para sementes germinativas passíveis de serem generalizadas nas transições emancipatórias do Sul global”, explicou.


Ecosocialismo global 

A contribuição teórico-descritiva da apresentação do professor incluiu dois momentos centrais. Wolkmer explica que, inicialmente, foi exposta a narrativa do atual colapso ecológico, a relação predatória com a natureza e as consequências das profundas ameaças à continuidade da vida. 

“Foi proposto um debate dialógico e transdisciplinar sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas, com dinâmicas interdependentes. O diálogo expressou o pensamento crítico de resistência ao ‘neocolonialismo verde’ e instituiu lutas capazes de superar os marcos regulatórios atuais”, esclareceu. 

“É imperativo destacar as propostas do Sul global da América Latina para promover uma transição ecossocial justa, baseada na ética do cuidado e no horizonte biocivilizacional”, acrescentou Wolkmer.


Reportagem Publicada por: Vanessa Clarinda - 29/07/2024 no Portal Unesc: https://noticias.unesc.net/geral/2024/07/29/professor-da-unesc-coordena-workshop-em-congresso-internacional-na-coreia-do-sul/



domingo, 18 de fevereiro de 2024

Conferência magistral na Universidade de Sevilha, Espanha

 

Conferência magistral para alunos da graduação,  mestrado e doutorado na Faculdade de Direito, da Universidade de Sevilha, Espanha, em 5 de fevereiro de 2024.






Lançamento da obra Ensayos de Teoria del Derecho y Filosofia Politica na Espanha

 

Lançamento da obra Ensayos de Teoria del Derecho y Filosofia Politica, na Livraria La Fuga, na cidade de Sevilla, Espanha, em 7 de Fevereiro de 2024